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quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Manipulação desmascarada!

"Eleição se ganha no voto."

Essa fala é do Brizola Neto.
E eu a citei para reafirmar o que penso sobre as pesquisas eleitorais.
Pesquisa não ganha eleição, elas podem no máximo, as que não são manipuladas (não é o caso do Datafolha), representar um quadro estimativo sobre a realidade.
Porém, sempre é válido analisar essas pesquisas.
Principalmente para entender com que "INTENÇÕES" são feitas essas pesquisas.
O Datafolha ontem resolveu dar uma quedinha nas intenções de votos da Dilma e dar uma levantadinha nas intenções de Marina principalmente, e nas do Serra.
Aproveitando a onda de factóides lançados na mídia.
A pergunta que intriga, é por que só agora a Dilma caiu?
Por que os indíces não cairam antes?
Aí tem coisa...
O interessante é que os outros institutos apontavam um quadro igual aos resultados publicados em pesquisas anteriores.
E isso vinha se confirmando no Tracking do Vox Populi/Band/IG, que apresentava quadro inalterado. E hoje, mostrou a mesma coisa: Dilma com 51%, Serra com 24% e Marina com 9%.
Hoje ainda, a pesquisa Vox Populi, encomendada pela Bandeirantes aponta os mesmo resultados do Tracking. Dilma 51%, Serra 24% e Marina 9%.
A diferença é que a Tracking pesquisa 500 pessoas por dia e renova suas amostras a cada 4 dias. E a da Vox populi divulgada hoje, pesquisou outras amostras. Mesmo sendo do mesmo isntitutos as amostras foram diferentes.
Ou seja, com que intenções o Datafolha deu essa queda nas intenções de Dilma?
Por qual motivo isso não aconteceu no Vox Populi?
Aí tem coisa...
O Paulo Henrique Amorim tem uma explicação pra isso. Clique AQUI para ver o texto lá no "Conversa Afiada".

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