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quarta-feira, 23 de março de 2011

Sobre quais condições?

"MEC não vê contradição em fim da reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental".

A autoria dessa fala é óbvia.
Iniciativa muito interessante do MEC.
Eu sou totalmente contra à reprovação.
Pelo simples fato de que ao reprovar-se um aluno, contribui-se a um processo de exclusão.
Da qual, nosso mundo está cheio.
Acredito e defendo, que todo mundo tem seu tempo de aprendizagem.
E para que todos tenham seus diferentes tempos de aprendizagens, é preciso garantir algumas condições.
Por isso, pergunto ao MEC:
- Acabar com a reprovação, sobre quais condições?
Será que a Escola atual está preparada para isso?
Será que os Professores estão preparados para isso?
Duas condições são fundamentais para tal iniciativa.
Condições de trabalho e formação profissional.
Condição de trabalho é o que se menos tem...
Salas de aulas entupidas de gente.
Pouco material didático.
Formação continuada inexistente.
Desvalorização salarial.
Falo isso pela realidade na qual estou inserido...
Chapecó!
Mas, acredito que não seja muito diferente em todo o País.
Assim como acredito, que essa realidade seja melhor em alguns lugares de nosso próprio País.
E isso, não por falta de investimento do MEC.
Que é bastante, mas pode ser bem maior.
Mas, por fiscalização.
Exigir que as outras esferas de governo garantam máxima condição de trabalho e aprendizagem a Professores e Alunos.
Assim como, melhorar a formação profissional dos futuros Professores.
Transformando à proposta pedagógica das Universidades.
É necessário que sejam garantidas condições para que o projeto seja "aprovado".
Pois, senão, será mais do mesmo.
E aí, vale a pena citar a fala de uma Professora, colega minha:
"-Ainda seremos processados pela não alfabetização de nossos alunos".
Ainda mais com as "condições" que se tem!
...
Vou deixar um link da "Revista Brasil Atual", que traz uma matéria sobre essa proposta do Ministério da Educação:


Buenas!

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