Uma aula para promover um debate sobre à questão de gênero...
Buenas!
PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INTENCIONALIDADE: Construir outras dimensões de jogo, onde se forneça instrumentos para uma superação nas divergências de gênero;
PRÁTICA DE ÁREA: Futebol;
1º MOMENTO: Provocar a turma para a prática de um jogo de futebol, com seus participantes jogando em duplas e de mãos dadas. Em seguida, após o jogo, problematizar sobre:
- Como foi o jogo?
- O jogo foi bom?
- Meninos e meninas podem jogar juntos?
- Existe alguma coisa de errado em um menino jogar de mãos dadas com uma menina, ou de mãos dadas com um menino?
- E menina com menina, tem alguma coisa de errado em estarem de mãos dadas?
- Como as pessoas "encaram" isso?
- Existe jogo ou atividade, que seja só para meninos ou para meninas?
2º MOMENTO: Dialogar com a turma, promovendo um debate sobre gênero, mostrando que é natural pessoas de mesmo ou de diferentes gêneros, andarem de mãos dadas, realizarem atividades juntas, conviverem juntas e que todos podem fazer qualquer tipo de atividade, sempre com respeito aos limites de cada um;
3º MOMENTO: Desafiar o grupo para uma nova prática, pedindo que melhore a participação de todos. Desafiar para que construam outra maneira de se jogar esse mesmo jogo. Pedir para que a turma pesquise músicas ou textos que abordem o tema da aula e elaborem um registro com a opinião de cada um;
É por ai mesmo, DIEGÃO. o ensino consiste em despertar o estudante e guia-lo no processo de aprendizagem, mostrando, explicando, guiando, moldando, motivando mudanças de conduta, comunicando para ajudar a aprender...
ResponderExcluirUm abração.
http://natanaelsteffen.blogspot.com/2010/09/educacao-fisica-pratica-pedagogica.html