Buenas! Bem Vindo ao Blog do Prof. Diego - "Tema Gerador".

Esse blog é destinado a informar e construir conhecimento referente a diversos assuntos do cotidiano. Sempre a partir de um "Tema Gerador" retirado de falas presentes no mundo real ou virtual de nossas vidas e com a intenção de transformar a realidade!

Aproveite, opine e indique!

domingo, 31 de julho de 2011

Receita de Domingo!!!

Fim de recesso.
Volto com a "receitinha" de domingo.
Só que agora, será um domingo sim e outro não...
Buenas!

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INTENCIONALIDADE:  Mostrar como transformar um jogo individual em um jogo coletivo;
PRÁTICA DE ÁREA: Atletismo - Corridas;
1º MOMENTO: Provocar a turma para a prática de um jogo de corrida, com cada participante correndo um contra o outro, em uma distância combinada. Em seguida problematizar com o grupo sobre:
  •  O que foi feito?
  •  Como foi feito?
  •  Quantos foram os vencedores?
  •  E, se, daria para jogar esse jogo de uma outra maneira, onde mais participantes também fossem os vencedores?
  • Qual a diferença entre um jogo individual e um jogo coletivo?
2º MOMENTO: Mostrar como transformar um jogo individual em um jogo coletivo, pedindo para que a turma se divida em dois grupos. Onde os participantes correrão em favor do grupo que fazem parte e não mais individualmente. Cada participante correrá novamente um contra o outro mas, o resultado da corrida não será só de quem correu e sim de todos que fazem parte do grupo. A corrida agora, será de uma distância maior (uma volta na quadra esportiva) e um participante sairá à frente do outro, a uma distância determinada (ex: dez metros). Quem chegar na frente marca um ponto para o seu grupo. Correrá sempre um de cada grupo por vez, alternando quem sai na frente (uma vez para cada grupo). Depois que todos correrem, será realizada mais uma rodada de corridas, só que nessa vez, quem saiu na frente na primeira corrida, sairá atrás na segunda. Garantindo à igualdade de condições. Por fim, deve-se dialogar com a turma sobre a diferença entre um jogo individual (como o da primeira parte da aula) e um jogo coletivo (como o que foi mostrado), tentando estabelecer relações com outras situações do cotidiano onde se possa transformar uma atividade individual em uma atividade coletiva;
3º MOMENTO: Desafiar a turma para a nova prática, abordando os gestos técnicos de corrida em linha reta e em curvas. Pedir para que façam um registro sobre o que foi realizado na aula, dizendo se gostaram ou não da atividade com cada um expressando a sua opinião;

Nenhum comentário:

Postar um comentário