Buenas! Bem Vindo ao Blog do Prof. Diego - "Tema Gerador".

Esse blog é destinado a informar e construir conhecimento referente a diversos assuntos do cotidiano. Sempre a partir de um "Tema Gerador" retirado de falas presentes no mundo real ou virtual de nossas vidas e com a intenção de transformar a realidade!

Aproveite, opine e indique!

domingo, 3 de julho de 2011

"Receita" de domingo!!!

Receita nº6:
Buenas...

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INTENCIONALIDADE: Abordar o conceito de inclusão;
PRÁTICA DE ÁREA: Jogo - Jogo de cartas UNO;
1º MOMENTO: Dividir a turma em grupos, dar um baralho de jogo do Uno e provocar para que pratiquem. Após um tempo de atividade, problematizar com a turma sobre:
- Como foi o jogo?
- Todos conseguiram se comunicar e se entender no jogo?
- Houveram dificuldades na comunicação entre quem estava jogando?
- Como seria o jogo se não fosse permitido aos jogadores falar uns com os outros?
- Como seria a comunicação entre os jogadores?
- E se, tivessemos na turma colegas surdos, como faríamos para nos comunicarmos com eles?
- Eles irião poder participar desse jogo igual aos outros?
- Iríamos ter de modificar a forma do jogo?
2º MOMENTO: Dialogar com o grupo sobre o que foi problematizado, abordando o conceito de inclusão, observando que a inclusão só acontece verdadeiramente se houverem igualdade de condições. Dialogar também sobre se todos os tipos de pessoas estão incluídas em nossa sociedade, se as condições são iguais para todos. Mostrar como deveria ser um jogo ou qualquer outra atividade se tivessemos colegas surdos no grupo, abordando a importância do uso da linguagem de sinais;
3º MOMENTO: Provocar a turma para uma nova prática, pedindo que joguem Uno novamente, só que dessa vez a turma deverá fazer de conta que não ouve, não podendo também falar. Portanto, para poderem se comunicar deverão usar gestos, mímicas ou sinais. Por último, pedir para que a turma pesquise sobre a língua de sinais e sobre outras formas de inclusão; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário