Uma aula sobre construção de brinquedos com a intenção de elaborar o conceito de "mais valia".
Aula dividida em três momentos pedagógicos.
PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INTENCIONALIDADE: Construir o conceito de mais valia;
PRÁTICA DE ÁREA: Jogo - Construção de Brinquedos;
1º MOMENTO: Provocar o grupo para construir brinquedos com material alternativo. Sugerindo ideias e pedindo que sugiram também. Após a construção, problematizar sobre: · O que foi feito? · Onde se constroem brinquedos? · Existe diferença entre os brinquedos construídos na aula e os construídos nas fabricas, nas indústrias de brinquedos? Quais? · Por que os brinquedos feitos nas fábricas valem mais dos que os não produzidos nas fábricas? · Quem é que realmente constroem os brinquedos nas fábricas? O dono da fábrica ou os outros trabalhadores da fábrica? · E quem recebe mais pela venda dos brinquedos? Isso é justo? · Como isso pode ser mudado?
2º MOMENTO: Dialogar com a turma sobre o conceito de mais valia. Dialogar sobre como as pessoas podem mudar isso, abordando as diferentes formas de organização dos trabalhadores e a importância da organização coletiva. Dialogar também sobre como, nos dias de hoje, os valores de "ter" coloca em detrimento os valores do "ser";
3º MOMENTO: Aplicar o conhecimento produzido provocando a turma para construir brincadeiras com os brinquedos feitos na aula. Pedir para a turma elaborar um texto sobre o que foi realizado na aula, como forma de registro. Elaborar uma exposição dos Brinquedos construídos expondo painéis como o tema proposto na aula bem como dos conceitos trabalhados;
Buenas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário