PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INTENCIONALIDADE: Construir o conceito de diversidade;
PRÁTICA DE ÁREA: Jogo - "Amarelinha";
1º MOMENTO: Provocar a turma para a prática do jogo "amarelinha", com todos os participantes formando duplas e tendo de pular usando somente uma perna cada um. Depois da realização da atividade, problematizar com o grupo sobre o que foi feito, sobre as dificuldades encontradas durante a realização do jogo e sobre se existem pessoas que podem pular "amarelinha" com uma perna só;
2º MOMENTO: Dialogar com a turma sobre o conceito de diversidade e como ela se manifesta nos diferentes grupos socais existentes em nossa sociedade. Sobre se essa diversidade é respeitada em todos os tipos de atividades, locais de convivência, espaços públicos, o que devemos fazer para que isso seja respeitado e sobre quem deve garantir que isso seja respeitado. Dialogar também, sobre os diferentes formas do jogo "amarelinha" encontradas nas diferentes regiões do país e do mundo e nas diferentes formas de pular "amarelinha" que observem a diversidade de pessoas existentes em nossa sociedade;
3º MOMENTO: Provocar o grupo para uma nova prática, pedindo para que a turma crie outras formas de jogo que respeite a participação de outros tipos de pessoas e seus limites (em duplas com um dos dois de olhos fechados, com um carregando o outro, em trios fazendo uma cadeirinha "humana", pular imitando um sapo...). Provocar a turma também, para que façam um registro no caderno do que aconteceu na aula colocando suas opiniões sobre o conhecimento aprendido;
Nenhum comentário:
Postar um comentário