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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aqui não é diferente...

"Quase metade dos professores da rede pública de São Paulo apresentam diagnóstico de estresse em razão da excessiva carga de trabalho e das salas super lotadas."

Essa fala foi retirada do sítio "Educação Política" e foi reproduzida do sítio "Rede Brasil Atual" pelo Glauco Cortez.
E está aqui neste post porque, se esse tipo de levantamento for feito aqui em Chapecó, tenho certeza de que os resultados serão muito parecidos com os de São Paulo.
E vai de encontro ao texto que postei ontem à noite.
O motivo???
Descaso das administrações públicas.
Aqui não é diferente...
Vou deixar aqui o texto postado no "Educação Política":

GARGALO DA EDUCAÇÃO: METADE DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO SOFRE DE ESTRESSE, DIZ APEOESP

Sem ele não há educação!

Mais uma pedra no caminho da educação pública de qualidade, dessa vez, ela atinge diretamente o centro e o protagonista do processo educacional: os professores. Pesquisa encomendada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) revela que quase metade dos professores da rede pública de São Paulo apresentam diagnóstico de estresse em razão da excessiva carga de trabalho e das salas super lotadas.

O problema é mais sério do que se pensa, pois com o professor comprometido em sua capacidade de ensino, a grande prejudicada continua sendo a qualidade da educação pública oferecida no nosso país.

Veja texto publicado sobre o assunto no site da Rede Brasil Atual:

Segundo Apeoesp, sala de aula lotada e carga horária excessiva causam doenças nos professores
São Paulo – Quase metade dos professores de escolas públicas de São Paulo tem diagnóstico de estresse, mostra pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Encomendado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), o levantamento será divulgado nesta quarta-feira (1º), durante o 23º congresso da entidade, em Serra Negra.
Para a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, o estudo mostra alguns dos efeitos das condições de trabalho a que são submetidos os docentes. “A maior incidência é naqueles que têm jornada de mais de 30 horas semanais e enfrenta outros fatores, como superlotação de sala de aula”, afirmou. Para Bebel, “além da saúde do professor, a prática afeta também a qualidade do ensino”.
Os resultados preliminares indicam que 48,5% dos professores entrevistados têm diagnóstico confirmado de estresse. Do total, 63,6% dos entrevistados afirmam lecionar mais do que a carga horária designada e 54% disseram ter mais de 35 alunos por sala de aula.

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