Buenas! Bem Vindo ao Blog do Prof. Diego - "Tema Gerador".

Esse blog é destinado a informar e construir conhecimento referente a diversos assuntos do cotidiano. Sempre a partir de um "Tema Gerador" retirado de falas presentes no mundo real ou virtual de nossas vidas e com a intenção de transformar a realidade!

Aproveite, opine e indique!

domingo, 25 de setembro de 2011

Receita de Domingo!!!

Hoje, uma aula de basquete sobre organização coletiva...
Buenas.

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INTENCIONALIDADE: Abordar o conceito de organização coletiva;
PRÁTICA DE ÁREA: Esportes - Basquete;
1º MOMENTO: Provocar a turma para um jogo de basquete, onde cada time terá 24 segundos para tentar marcar pontos. A turma deverá ser dividida em dois times e cada time deverá escolher quartetos para jogar alternadamente. Um quarteto de cada time deverá jogar por vez e os pontos marcados serão anotados para o time e não para o quarteto. Após a realização da atividade, problematizar sobre:
- Como foram os jogos?
- Quais foram as dificuldades encontradas?
- Dá para fazer pontos em 24 segundos ou é pouco tempo?
- Faltou organização coletiva aos quartetos?
- O que é organização coletiva?
- Como isso é importante para a vida das pessoas?
2º MOMENTO: Dialogar com o grupo sobre o que foi problematizado, abordando o conceito de organização coletiva e estabelecendo relações com o jogo. Mostrando que dá para os times marcarem pontos em 24 segundos (que é uma das regras do basquete) se souberem se organizar coletivamente, se jogarem juntos, com um ajundando o outro. Abordar os sistemas de jogo do basquete para dar suporte ao grupo. Dialogar também sobre a importância da organização coletiva para a vida das pessoas nos diferentes grupos sociais, mostrando exemplos de organização coletiva que melhoraram a vida das pessoas (ex: associação de moradores, cooperativas, movimentos sociais...);
3º MOMENTO: Desafiar a turma para uma nova prática, com os quartetos elaborando estratégias para que consigam marcar pontos. Pedir para que mudem os confrontos, não repetindo os enfrentamentos da primeira parte da aula. Pedir também, para que a turma pesquise sobre as diferentes formas de organizações coletivas existentes na sociedade; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário