Buenas! Bem Vindo ao Blog do Prof. Diego - "Tema Gerador".

Esse blog é destinado a informar e construir conhecimento referente a diversos assuntos do cotidiano. Sempre a partir de um "Tema Gerador" retirado de falas presentes no mundo real ou virtual de nossas vidas e com a intenção de transformar a realidade!

Aproveite, opine e indique!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Toda Educação é Política!

A fala deste post é a mesma do título...
E, por favor, me desculpem pela falta de memória...
Mas não lembro de quem é esta fala...
Está em algum de meus livros e artigos...
Poderia usar a internet para procurar o autor da fala...
Porém, prefiro admitir meu erro pelo esquecimento...
Enfim.
Depois das desculpas, segue o baile.
Estava eu passando pela minha lista de blogs preferidos e encontrei lá no "Luis Nassif Online" está notícia:
Pensei eu, Professor: - kit gay! Que é isso???
Lendo o post publicado no site do Nassif, vi que o MEC quer lançar um kit que serviria de formação para os professores da rede pública trabalharem o combate à Homofobia.
E que essa Frente Parlamentar quer fazer uma análise do tal kit.
Fui obrigado a exclamar:
- Bah!
A Educação Brasileira está à beira do caos, como diria o técnico Ney Franco em uma de suas músicas, e esses "caras" vem discutir isso.
Na minha opinião, ambos estão errados.
Governo e Frente Parlamentar.
Pois combate à Homofobia é CONTEÚDO DE AULA!
Pelo menos nas minhas aulas.
E este conteúdo deve fazer parte de qualquer grade curricular.
Não precisa de kit e nem de intervenção religiosa.
Todo o Professor que almeja ser um Educador de verdade, sabe que isso é assunto referente à realidade de vida de todos os educandos de nosso País.
Combate à homofobia e a todos os tipos de preconceitos.
E, bem por isso, deve ser trabalhado em sala de aula.
Em todas às áreas do conhecimento.
Por mais boa intenção que tenha o MEC na formação continuada dos Professores, um kit não resolve nada.
É preciso transformar o modelo educional de nosso País.
Começando pelo o que se ensina nas Universidades.
Mudar o Currículo.
Mudar a Proposta Pedagógica.
Mudar a forma de se ensinar nesse País!!!
Mudar para TRANSFORMAR.
A menos que se queira manter às coisas como estão...
E aí se explica o título deste texto.
Toda à Educação é Política!
E é por meio dela que se mantém o estado das coisas ou se TRANSFORMA!
Assim, eis que surge à pergunta de encerramento deste post:
Que tipo de Educação queremos?
Eu!
Tenho à minha bem clara...

Em tempo: Quer saber bem do que trata a notícia publicada no blog do Nassif, clica lá link do alto da página...

Nenhum comentário:

Postar um comentário