Buenas! Bem Vindo ao Blog do Prof. Diego - "Tema Gerador".

Esse blog é destinado a informar e construir conhecimento referente a diversos assuntos do cotidiano. Sempre a partir de um "Tema Gerador" retirado de falas presentes no mundo real ou virtual de nossas vidas e com a intenção de transformar a realidade!

Aproveite, opine e indique!

quinta-feira, 31 de março de 2011

"1964"

"...o objetivo daquele movimento foi impedir "a tomada do poder e sua entrega a um regime ditatorial" indesejado pela nação".

Essa fala é dos "Clubes Militares" do Brasil.
Foi feita em reverência à data de hoje.
47º "aniversário" (???) do golpe (militar) de 1964...
Infelizmente, esse tipo de coisa faz aniversário.
Mas é bom que não esqueçamos que isso aconteceu um dia...
Golpe, que segundo os militares, se explica pela fala acima.
É bom lembrar, que o tal regime impedido por eles, foi estabelecido democraticamente, pelo POVO.
Pelo poder do POVO!
Poder que foi, simplesmente, ignorado... na força!
E que, como "eles" afirmaram outrora e reafirmaram agora, era indesejado pela nação (hã???).
Bom, mas não só eles, os clubes militares, que "comemoram" esse "aniversário"...
Tem mais um monte de gente!
Quer ver um exemplo, clica aqui e vá à página 11 (Opinião) e leia o que está escrito no subtítulo "Aniversário"...
Bah!
Vou reproduzir a matéria que fala sobre a "comemoração" dos clubes militares (e seus discípulos, como o "colunista da página 11"), publicada no sítio da "Rede Brasil Atual":

Movimento de 1964 foi "reação contra baderna", afirmam clubes militares

Em nota relativa aos 47 anos do golpe, comandantes dizem que objetivo era evitar regime ditatorial indesejado pela nação
Publicado em 29/03/2011
São Paulo – Às vésperas do 47º aniversário do golpe militar brasileiro, os presidentes dos clubes militares (Aeronáutica, Exército e Marinha) divulgaram nota na qual reafirmam que o objetivo daquele movimento foi impedir "a tomada do poder e sua entrega a um regime ditatorial" indesejado pela nação. Regime, a saber, "comunista, atrelado a ideologias antagônicas ao modo de ser do brasileiro".
Os militares contestam a tentativa de se dar outras explicações para a motivação do movimento que, segundo eles, visava a defender a democracia. "Por maiores que sejam alguns esforços para 'criar' uma versão diferente da real, os acontecimentos registrados na memória dos cidadãos de bem e transmitidos aos seus sucessores são indeléveis, até porque são mera repetição de acontecimentos similares registrados em outros países", diz o documento.
Datado de 24 de março, uma semana antes do aniversário do golpe – em 31 de março, segundo os militares, ou 1º de abril – o manifesto é assinado pelos presidentes do Clube Militar, general Renato César Tibau da Costa, do Clube Naval, vice-almirante Ricardo Antônio da Veiga Cabral, e do Clube de Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Carlos de Almeida Batista. Ainda segundo eles, a imprensa "escrita e falada" da época foi implacável no relato dos fatos, "todos inadmissíveis em um país democraticamente organizado".
A crítica se dirige ao governo e mesmo a líderes militares. "À baderna, espraiada por todo o território nacional, associavam-se autoridades governamentais entre as quais Comandantes Militares que procuravam conduzir seus subordinados à indisciplina e ao desrespeito aos mínimos padrões da hierarquia".
No texto, não há referências à Comissão da Verdade defendida pelo atual governo, para analisar o período da ditadura brasileira (1964-1985). No final do ano passado, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), condenou o Brasil por crimes cometidos pela ditadura na região do Araguaia, nos anos 70.

Mais um!

"Daí, o Tiririca é o ruim."

Essa fala é minha.
Tá aí, porque vou reproduzir um post do sítio "Conversa Afiada":
Olha, eu me pergunto, o que é que essas pessoas tem na cabeça???
Nada, exatamente nada!!!

Deputado diz que africano é uma maldição.
Não, não somos racistas

Eis ai o deputado Feliciano, valoroso combatente do racismo inexistente...

Não se trata do Bolsonaro do Rio.

Não, amigo navegante.

Trata-se do Marco Feliciano, do PSC de São Paulo.

Ou seja, não ser racista é uma preferência nacional, não é isso, Ali Kamel ?

Acompanhe agora, amigo navegante o que o implacavel Stanley Burburinho descobriu:


Corregedoria da Câmara analisará caso de deputado que ofendeu africanos no Twitter



Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

O caso envolvendo o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), que afirmou nessa quarta-feira (30), no Twitter, que os “africanos descendem de um ancestral amaldiçoado”, deverá será analisado pela Corregedoria da Câmara dos Deputados. A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada Manuela d’Avila (PCdoB-RS), disse que irá encaminhar as mensagens do parlamentar para o órgão.
Em seu perfil na rede de microblogs, Feliciano disse: “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é polêmica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss”. Em seguida, outra mensagem, afirma que “sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids. Fome…(sic)”, afirmou Feliciano, que também é empresário e pastor evangélico.
Para Manuela d’Avila, as declarações são “bem graves” e “lamentáveis”. “Esse argumento religioso que justifica o racismo foi usado pela Igreja Católica há dois séculos para justificar a escravidão”, afirmou a parlamentar, em entrevista ao UOL Notícias.
A deputada disse que irá reunir as mensagens, apresentar na próxima reunião da Comissão e encaminhá-las à Corregedoria. “É o espaço adequado para se julgar e para que ele [Feliciano] possa se defender”, disse.
Para a parlamentar, é possível que, dependendo da decisão da Corregedoria, o caso vá parar no Comitê de Ética da Casa. “Na minha opinião, imunidade parlamentar não protege o crime de racismo. É garantido o direito da opinião, desde que honrada a Constituição”, afirmou D’Avila.
Por telefone, Feliciano disse que as mensagens foram publicadas por assessores, sem a sua aprovação. O parlamentar afirmou também que não considera as mensagens racistas. “Não foi racista. É uma questão teológica”, disse. “O caso do continente africano é sui generis: quase todas as seitas satânicas, de vodu, são oriundas de lá. Essas doenças, como a Aids, são todas provenientes da África”, acrescentou.
Após o contato da reportagem com a assessoria de Feliciano, a primeira mensagem foi apagada. Depois da entrevista ao UOL Notícias, o parlamentar republicou a mensagem.
Hoje, quase 20h depois das declarações, o deputado negou ser racista também no Twitter. “Tenho raízes negras como todos os brasileiros. Bem como dos índios e também europeus! Rejeito essas calunias infames! Aqui não seus desalmados”, disse Feliciano.
Marco Feliciano foi eleito deputado federal nas eleições do ano passado, com mais de 211 mil votos, e diz ter 30 mil seguidores no Twitter. “Sou afrodescendente, meu nariz é largo, meu cabelo é crespo. Tenho apoio do líder do movimento dos negros, pastor Albert Silva, de São Paulo”, defendeu-se.
Albert Silva, no entanto, nega que apóie Feliciano e discorda das opiniões do parlamentar. “As considerações dele são de foro íntimo. Como pastor negro e militante do movimento negro, eu considero um absurdo essa visão teológica do deputado. Viola o sentido explícito do relato bíblico”, afirma.
No perfil do deputado no Twitter, há também várias mensagens direcionadas a homossexuais.  O deputado afirma que vários internautas da comunidade gay o perseguem e convoca os “cristãos” a despejarem mensagens nas páginas de seus críticos. Em seguida, o parlamentar listou uma série de usuários do Twitter que supostamente o atacam.

http://noticias.uol.com.br/politica/2011/03/31/caso-de-deputado-que-ofendeu-africanos-no-twitter-ira-para-corregedoria-da-camara.jhtm

terça-feira, 29 de março de 2011

Contribuição "espontânea"???

"Foram seis mil reais arrecadados com a contribuição espontânea".

Essa fala foi feita pelo tesoureiro do conselho escolar, da Escola, obviamente, em que trabalho.
Contribuição "espontânea"???
Pagamento de mensalidade, isso sim!!!
Em Escola Pública.
É...
Coisas da administração do DEM(o).
Aqui de Chapecó...
É sempre bom lembrar.
E deve ser assim em todos os lugares em que eles "administram".
Contribuição "espontânea"...
Ridículo!
Fazer as pessoas pagarem por um DIREITO.
Pessoas que contribuem.
Pagam impostos!
A alegação deles para tal, é de que o dinheiro é pouco.
É preciso "contribuição" da sociedade em geral.
"Dinheiro é pouco"???
Como?
Se a arrecadação municipal aumentou em quase 70%...
Se as despesas públicas são de 20 e poucos porcento...
Se o repasse do FUNDEB aumentou em 68% (42 milhões)...
Daí não tem dinheiro?
Por isso que os serviços públicos em Chapecó estão em decadência...
Por isso que não se pode dar aumento "REAL" aos funcionários (com exceção dos cargos comissionados, esses podem ter ganho "real" de até 100%)...
Esses dados não invenção...
Estão todos nos endereços eletrônicos da União e do próprio Município.
É...
E o contribuinte pagando duas vezes...
E por seus direitos...
É!
E como, nós Professores, servidores e contribuintes ao mesmo tempo, sabemos pelos dados acima, que "o dinheiro é pouco" (???)...
Decidimos, em plenária de nosso Sindicato, que queremos só 16% de reposição salarial...
16% somente!
Como "contribuição espontânea" da Prefeitura...
Buenas, com sentimento de GREVE!

Em tempo: Se a Prefeitura de Chapecó quiser, pode dar até 50% de reposição salarial sem que se comprometa com a Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo cálculo baseado na arrecadação e despesas da administração municipal!

Evolução!

"O Laboratório de Genética do Instituto Butantan, desenvolveu uma técnica que faz com que as células extraídas do dente de leite tornem-se células embrionárias".

Essa fala é do trecho de um texto publicado pelo "Instituto Butantan".
É sobre as pesquisas de célula-tronco.
Vou reproduzir a notícia, que foi publicada no sítio "Educação Política" por Glauco Cortez:
Quero ouvir a "Igreja" reclamar disso...
Coisa que eu não duvido!

CÉLULAS-TRONCO JÁ PODEM SER CRIADAS A PARTIR DE CÉLULAS EXTRAÍDAS DO DENTE DE LEITE

"O melhor da ciência é o ponto onde ela desempenha, de fato, um papel social"!

O Instituto Butantan em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) trouxe uma boa notícia para a comunidade científica de forma geral e também para o Brasil e a população brasileira. As células-tronco, utilizadas na cura de muitas doenças, agora podem ser obtidas a partir de células do dente de leite, ou seja, os embriões passam a não ser tão necessários como têm sido até agora. Além de representar um avanço para a ciência brasileira, equiparando-a com o que há de mais moderno em pesquisa genética no mundo, a descoberta resolve muitos problemas éticos ocasionados pelo uso de embriões que são destruídos para gerar uma célula-tronco no modelo tradicional. Sem falar que a nova descoberta “abre caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças motoras, imunológicas, de regeneração de ossos e nervos, na reconstrução de células dos músculos, cartilagem e outros tecidos, além de enfermidades psiquiátricas”, como diz notícia publicada pela Agência Brasil.

Veja trecho:

Instituto Butantan desenvolve técnica para obtenção de células-tronco
Por Flávia Albuquerque
São Paulo – O Laboratório de Genética do Instituto Butantan, desenvolveu uma técnica que faz com que as células extraídas do dente de leite tornem-se células embrionárias. Com essa técnica, os embriões não são mais necessários para a criação de células-tronco. O estudo vem sendo desenvolvido desde 2004 em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças motoras, imunológicas, de regeneração de ossos e nervos, na reconstrução de células dos músculos, cartilagem e outros tecidos, além de enfermidades psiquiátricas.
“Como se sabe a criação de células-tronco com embriões implica na destruição dos embriões e não se sabe quem é o dono dessas células embrionárias. Nesse caso, quando a célula é induzida, quer dizer que você pode produzir do seu próprio organismo uma célula igual a embrionária. Com essa célula se contornam muitos problemas éticos”, afirmou a geneticista responsável pela pesquisa Irina Kerkis.

'Aí, elegem um Tiririca da vida"...

A fala e o título deste post, são a mesma coisa...
Escuto por aí várias reclamações sobre a eleição de Tiririca ao Congresso Nacional...
Quero escutar essas pessoas e, principalmente à mídia, sobre isso:
(Retirado do blog "Os Amigos do Presidente Lula")

Terça-feira, 29 de março de 2011

Na TV,deputado diz a Preta Gil que namoro com negra seria ‘promiscuidade’


Em entrevista na noite da segunda-feira, 28, ao programa CQC, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) deu declarações que tiveram grande repercussão nas mídias sociais e devem gerar reações de diversas entidades e militantes, como os movimentos gay e negro.



Entre outras coisas, o parlamentar disse que, se pegasse filho fumando maconha, o torturava. Quando indagado o que faria se tivesse um filho gay, respondeu: “Isso nem passa pela minha cabeça, eu dei uma boa educação, fui pai presente, não corro este risco.”

Questionado sobre cotas raciais, disse: “Eu não entraria em um avião pilotado por um cotista nem aceitaria ser operado por um médico cotista.”

Por fim, a cantora Preta Gil, filha do ex-ministro e músico Gilberto Gil, perguntou o que ele faria se o filho se apaixonasse por uma negra. “Ô Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambiente como, lamentavelmente, é o teu”, respondeu.
...
Ah! Mas quero escutar e ler com muita vontade...
E afirmar:
"Aí, elegem um Jair Bolsonaro da vida..."
...
É bom lembrar, em tempo, que o primeiro projeto enviado pelo Tiririca à Comissão de Educação e Cultura, da qual ele faz parte, foi de que se aumentasse o valor da verba repassada aos projetos de incentivo à cultura em todo o Brasil...
É!
E aí???

A coisa mais certa da vida!

"Não tenho medo da morte mas, da desonra".

Essa fala é do ex-Presidente José Alencar.
Que faleceu, na tarde de hoje.
Foi um Vice muito lembrado.
Aspecto que me marcou com relação a ele.
O fato de ser muito lembrado.
Fato raro, em se tratando de um "Vice".
Fato que comentamos, nós Professores, hoje no fim do dia de trabalho, enquanto esperávamos o ônibus para voltarmos para as nossas casas.
Outro coisa que comentamos, é o fato de como a morte de pessoas famosas nos emocionam, como se, por acaso, fossemos íntimos de quem morreu...
Aí comentei, que a única vez que me emocionei mesmo com relação a isso, foi quando da morte do jogador de futebol Denner.
E expliquei, que não sabia o motivo...
Talvez por admirar seu futebol...
Talvez porque ele havia sido jogador do meu Grêmio...
Não sei explicar até hoje...
Mas me emocionei...
E, foi único caso desse tipo, algo como coisa de fã...
Buenas!
Conto isso porque, passando pelo "Blog do Juca Kfouri", vi uma homenagem a ele, Denner.
E me lembrei da conversa no ponto de ônibus.
Coincidência!!!
E resolvi assim, lembrá-lo!!!
O texto, da homenagem, que foi escrito por Armando Nogueira (falecido, também), é muito bom, tanto que resolvi reproduzir por aqui...
Para lembrar do passado...
E me lembrar de como gosto de futebol...
É...
Coisa de fã!
...
A morte silencia os pés de Dener.

Pés polêmicos. Angelicais.
Não o conheci pessoalmente. Conheço-o, apenas, de colossais cintilações com a bola. Vi-lhe, porém, mil vezes, o rosto na televisão. Tinha olhos de desenho animado. Redondinhos. Duas bolinhas de meia. Levemente, tristes. Olhar de drible. Dissimulado de quem pressentia um golpe traiçoeiro da vida. Morreu dormindo. Só assim mesmo: desperto, teria driblado o destino.
Desde Garrincha, ninguém driblou neste mundo com a graça e a audácia de Dener. Oferecia a bola, sonso e doce manjar. O rival, de bote armado. Infausta missão. Dener saía, fogoso, fagueiro, a versejar com a bola, sua musa. Ela, só dele. Se não era poeta, Dener jogava um futebol poético. Seus dribles hão de pulsar sempre no meu peito que, agora, se consome de tristeza.
É mais uma alegria que se vai do futebol. Como tantas que se foram noutros pés, agora, relembrados, com infinda saudade. Pés poéticos, que reiventaram a árida geometria do futebol. Quando o via a driblar e fintar meio mundo, eu me perguntava, morto de inveja: de que servem meus pés, se Deus não me ensinou a driblar como Dener?
Consola-me imaginar que o anjo que levou Dener deste mundo é o mesmo que alçou os pés de Garrincha, no vôo derradeiro.
Consola-me saber que, enfim, Dener está liberto de chuteiras, de escudos, de críticas, de palmas, de bandeiras. Consola-me, Dener, saber que driblarás, agora, sem tensão,  no silêncio do teu céu. Como Canhoteiro, jogarás de pés descalços. Como Garrincha, peito nu. Intangíveis feito a tarde musical dos campos em delírio.
Três anjos do futebol celestial.
Confesso que tu partes, Dener, sem me ter feito um grande favor. Sempre esperei de ti que, um dia, ainda haverias de driblar, de uma vez, os dois times de um mesmo jogo: o teu e o dos outros; e que haverias de entrar, magnífico, com bola e tudo, nos dois gols, ao mesmo tempo. Porque tua bola, anjo Dener, sempre rolou acima do bem e do mal. Nem derrota, nem vitória. Só devaneio. Tua bola nunca foi a bola dos homens, que é meio de vida. Tua bola sempre foi e será a bola dos meninos, que é fantasia, apenas.
Teus troféus, que eu saiba, foram todos esculpidos no tempo e no vento. Na pureza da grama que florescia de teus dribles. Flor de tantas relvas por teus pés pisadas.
E porque me lembras outro menino, na efêmera eternidade de um drible, despeço-me de ti, com a mesma prece com que me despedi de Garrincha:
Onde quer que estejas, cuida bem de ti, porque, um dia, hás de voltar à brisa dos campos como a lua que volta ao pátio dos poetas.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bah! O que, que eu vou te dizer???



Cumá???
Já diria o "engraçadíssimo" Renato Aragão...
Bom, então, se não será nem de direita, esquerda e de centro...
Será de "fora da casinha"???
...
Bota coerência!
Só falta ele afirmar que é "fã" do Cazuza...
"Ideologia! Eu quero uma pra viver."
Buenas...

Um texto de Emir...

"Para isso, as políticas de educação, de cultura, de direitos humanos, de luta contra as discriminações, dos direitos das mulheres, de comunicação – e tantas mais – têm que se articular para ajudar a promover novos valores. Valores que façam com que ninguém seja plenamente feliz, enquanto sobrevivem injustiças, violências, violações de direitos elementares da cidadania. Enquanto não formos todos cidadãos, conscientes do que vive o Brasil e dos objetivos que temos que alcançar, para sermos econômica, social e culturalmente uma sociedade justa e solidária".

Essa fala é de Emir Sader.
E tá lá fim do texto dele, que vou reproduzir aqui:

A luta por um Brasil solidário
A visão mercantilista que acompanhou a ascensão da hegemonia neoliberal invadiu o mundo. A sofisticação do consumo elevou o acesso a bens a requintes inimagináveis há pouco tempo, enquanto a grande maioria da humanidade continua sem acesso a bens elementares que garantam minimamente uma sobrevivência digna.

O acesso a bens que as politicas sociais do governo brasileiro promoveu ao longo dos últimos anos tem permitido uma democratização social que nunca havíamos assistido. Tem permitido que bens essenciais possam chegar a quem vivia marginalizado do mercado e de condições de vida minimamente aceitáveis.

No imenso universo dos que apoiaram o governo Lula, - permitindo que, como nunca um presidente tivesse unificado um país tão diverso social e geograficamente, - se congregaram contingentes diferentes. Antes de tudo a imensa massa pobre, desconhecida por outros governos, que os mantinha preventivamente à margem, temerosos, discriminadores. Esses pobres se tornaram o principal contingente de apoio a Lula e a Dilma, os principais beneficiários dos complexos e contraditórios processos de transformação porque passa o Brasil.

Se juntaram a eles os beneficiários da bonança econômica de uma politica que soube captar o potencial do novo cenário internacional com as possibilidades não aproveitadas do Brasil, para promover um circulo virtuoso que beneficia a todos. Contingentes que não tem simpatia pela esquerda e por Lula, mas que conviveram harmoniosamente com o progresso que o país vive e o prefere a incertezas de mudança.

Um novo Brasil, econômica e socialmente, foi surgindo – sobre isto não há dúvida. Temos agora, além de terminar com a miséria – objetivo prioritário do governo Dilma -, que trabalhar, com todos os meios possíveis, para a construção de um Brasil solidário, humanista, com valores que correspondam à sociedade mais justa que começamos a construir.

O elemento de maior força do mundo em que tudo tem preço, tudo se vende, tudo se compra, tudo é mercadoria, em que os direitos não contam, conta o poder do dinheiro – é sua concepção de mundo. Esta – conhecida como o modo de vida norteamericano – se fundamenta na luta de todos contra todos pelo acesso aos bens no mercado, na busca individual do sucesso, não importando a situação dos demais e, até, lutando para os que demais se deem mal, para que alguns poucos se deem bem. É isto que provoca os sentimentos ruins do “os aeroportos estão parecendo rodoviárias”, dos que, ao invés de se contentarem que setores populares estão tendo acesso ao que era até aqui reservado para uma minoria, deixam despertar em si os piores sentimentos de privilégio, de discriminação, até mesmo de racismo.

O acesso ao consumo é um direito fundamental para uma vida digna, negada à grande maioria dos brasileiros até recentemente. Mas esse acesso não garante, por si só, que seja acompanhado da consciência da justiça social que impulsiona as politicas que tornaram possível esse acesso e essa democratização social que torna o Brasil menos injusto.

Constituem ainda uma minoria os que estiveram com Lula e estão com Dilma porque o Brasil se torna menos injusto, menos desigual, com seus governos. A maioria, provavelmente, - inclusive seus maiores beneficiários, os pobres – os apoia pelos benefícios – reais, justos – a que tem tido acesso.

Essa nova maioria social e politica que foi se gerando no Brasil – e que permitiu três vitórias consecutivas contra as elites tradicionais, da direita – só poderá se consolidar ao nível da consciência social, se essa ascensão social for acompanhada por novos valores, não os da ascensão individual no mercado, mas os da solidariedade. Somente quanto se disseminar, da mesma forma que os benefícios das politicas do governo, os sentimentos de indignação contra as injustiças, contras as arbitrariedades, contra a fragilidade dos mais desprotegidos diante da violação dos seus direitos – somente aí estaremos realmente vivendo em um Brasil novo, solidário, humanista.

Para isso, as políticas de educação, de cultura, de direitos humanos, de luta contra as discriminações, dos direitos das mulheres, de comunicação – e tantas mais – têm que se articular para ajudar a promover novos valores. Valores que façam com que ninguém seja plenamente feliz, enquanto sobrevivem injustiças, violências, violações de direitos elementares da cidadania. Enquanto não formos todos cidadãos, conscientes do que vive o Brasil e dos objetivos que temos que alcançar, para sermos econômica, social e culturalmente uma sociedade justa e solidária.
Postado por Emir Sader

Propaganda enganosa!

"Amo muito tudo isso"...

Essa fala é do slogan da rede de fast food "McDonald's".
Hehe...
Confesso que sou fã do fast food.
Mas tenho entendimento da exploração realizada por essas redes.
Principalmente pela "McDonald's"!
E sobre esse slogan, deveria ser perguntado a opinião dos funcionários sobre tal...
E dos consumidores também...
Até porque, a "comida" não é como a que está na propaganda...
Vou reproduzir um texto de Michelle Amaral, publicado lá no "Blog do Miro" sobre as condições de trabalho dos funcionários da rede "McDonald's"...
É a tal coisa...
Estamos ascendendo socialmente pelo trabalho...
Mas ainda continuamos escravos dele...

McDonald´s: propaganda encobre abusos

Artigo de Michelle Amaral, com original publicado no sítio da Alai;

“Uma vez eu estava com uma bandeja cheia de lanches prontos para serem entregues e escorreguei. Quando ia caindo no chão, meu coordenador viu, segurou a bandeja, me deixou cair e disse: 'primeiro o rendimento, depois o funcionário'”, conta Kelly, que trabalhou na rede de restaurantes fast food McDonald´s por cinco meses.

“Lá você não pode ficar parado, se sentar leva bronca”, relata Lúcio, de 16 anos, que há 4 meses trabalha em uma das lojas da rede na cidade de São Paulo. “Você não tem tempo nem para beber água direito”, completa José, de 17 anos. “Uma vez eu queimei a mão, falei para a fiscal e ela disse para eu continuar trabalhando”, lembra o adolescente. Maria, de 16 anos, ainda afirma que, apesar da intensa jornada de trabalho nos restaurantes, recebe apenas R$ 2,38 por hora trabalhada.

Os relatos acima retratam o dia-a-dia dos funcionários do McDonald´s. Assédio moral, falta de comunicação de acidentes de trabalho, ausência de condições mínimas de conforto para os trabalhadores, extensão da jornada de trabalho além do permitido por lei e fornecimento de alimentação inadequada são algumas das irregularidades apontadas por trabalhadores da maior rede de fast food do mundo.

Somente no Brasil, o McDonald´s tem mais de 600 lojas e emprega 34 mil funcionários, em sua maioria jovens de 16 a 24 anos.

“Quando se é adolescente, você vê as coisas acontecerem, mas não vê como assédio moral, nem nada do tipo. Mas as humilhações são constantes. Já fui puxada pela orelha por uma gerente por demorar em um atendimento”, completa Kelly.

As relações de trabalho impostas pelo McDonald´s são objetos de estudo de muitos pesquisadores. Do mesmo modo, pelas irregularidades recorrentes, a rede de fast food é alvo de diversas denúncias na Justiça do Trabalho.

Em São Paulo, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis e Restaurantes de São Paulo (Sinthoresp), ao longo dos anos, tem denunciado as más condições a que são submetidos os funcionários do McDonald´s.

Recentemente, resultou em uma punição ao McDonald´s uma denúncia feita há quinze anos pelo sindicato ao Ministério Público do Trabalho (MPT) da 2ª Região, em São Paulo. Trata-se de um acordo que, além de exigir o cumprimento de adequações trabalhistas, estabelece o pagamento de uma multa de R$ 13,2 milhões.

Desse valor, a rede de fast food deve destinar R$ 11,7 milhões ao financiamento de publicidade contra o trabalho infantil e à divulgação dos direitos da criança e do adolescente durante os próximos nove anos. Além disso, a rede deve doar R$ 1,5 milhão para o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O compromisso foi firmado em outubro de 2010 e passou a valer em janeiro deste ano.

As investigações realizadas pelo MPT a partir da denúncia do Sinthoresp confirmaram as seguintes irregularidades: não emissão dos Comunicados de Acidente de Trabalho (CAT); falta de efetividade na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; licenças sanitárias e de funcionamento vencidas ou sem prazo de validade, prorrogação da jornada de trabalho além das duas horas extras diárias permitidas por lei, ausência do período mínimo de 11 horas de descanso entre duas jornadas e o cumprimento de toda a jornada de trabalho em pé, sem um local para repouso.

O MPT também apontou irregularidades na alimentação fornecida aos trabalhadores: apesar de oferecer um cardápio com variadas opções, o laudo da prefeitura de São Paulo reprovou as refeições baseadas exclusivamente em produtos da própria empresa por não atender às necessidades nutricionais diárias. Em relação à alimentação, o McDonald´s chegou a ser condenado, em outubro de 2010, pela Justiça do Rio Grande do Sul a indenizar em R$ 30 mil um ex-gerente que, após trabalhar 12 anos e se alimentar diariamente com os lanches fornecidos pela rede de fast food, engordou 30 quilos.

Processo

Segundo o advogado do Sinthoresp, Rodrigo Rodrigues, a denúncia feita em 1995 referia-se “aos maus tratos que sofriam os funcionários do McDonald's devido às várias reclamações deles aqui no nosso sindicato”.

O advogado do Sinthoresp relata que o MPT chegou a realizar uma consulta pública com todos os envolvidos no caso. Após isso, ajuizou uma ação civil pública em março de 2007. Em 2008, houve a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que estipulava prazos para o cumprimento das adequações.

Ao comprovar que as exigências não estavam sendo cumpridas, o MPT ameaçou aplicar uma multa milionária à rede. Para fugir da punição, o McDonald's firmou esse novo acordo em outubro de 2010.

De acordo com a procuradora do trabalho Adélia Augusto Domingues, o MPT está em processo de tratativas com a rede de fast food para a implementação de todas as adequações necessárias. “O processo terá o acompanhamento do Ministério Público do Trabalho em todas as etapas, até que as adequações sejam completamente realizadas”, afirma Domingues.

A procuradora acredita que o acordo firmado com a rede beneficiará os funcionários. “Esses ajustes são positivos e importantíssimos para os empregados da empresa, que na maioria são adolescentes que requerem, sem dúvida, cuidados especiais, em razão de encontrarem-se na fase do processo de desenvolvimento físico, mental e social”, defende.

A reportagem procurou o McDonald's que, através de sua assessoria de imprensa, encaminhou um comunicado no qual afirma que os termos do acordo se alinham com a cultura da empresa de respeitar as leis do país e contribuir ativamente nas comunidades onde atua. “Acreditamos também que campanhas educativas e a doação do equipamento médico, como consta do acordo, poderão beneficiar a sociedade como um todo”, diz o informe.

A rede

De acordo com dados do site do McDonald's, no ano de 2009 a rede estava presente em 118 países e possuía 31 mil lojas onde trabalhavam 1,6 milhão de funcionários. A sede mundial da McDonald's Corporation fica nos Estados Unidos e, nos demais países do mundo, a rede opera por meio de franquias.

O McDonald's chegou ao Brasil em 1979 e, desde 2007, a Arcos Dourados é a franqueadora do McDonald's no país e na América Latina. A Arcos Dourados tem como sócios os fundos Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, o DLJ South America Partners, fundo ligado ao Credit Suisse, e o Capital International, do The Capital Group Companies. O lucro da rede de fast foods no Brasil em 2009, conforme informações do site, foi de R$ 3,45 bilhões. Já em 2010, em todo o mundo, o McDonald´s obteve lucro de 4,95 bilhões de dólares.

* Os nomes dos funcionários citados na matéria são fictícios.

** Franquia é um sistema comercial em que o detentor de uma marca cede a uma outra empresa o direito de uso de sua marca ou patente, infraestrutura e direito de distribuição de produtos e serviços.
 
Em tempo: Para referendar o que foi publicado acima, vale a pena assistir ao ótimo filme "Nação Fast Food"! 

Cumprindo promessas!

“Não renunciarei ao compromisso de tornar o SUS um sistema de alta qualidade”


Essa fala é da Presidenta Dilma Rousseff.
E é sobre mais uma promessa de campanha sendo cumprida.
A fala foi feita sobre o lançamento do "Programa Rede Cegonha".
E o desafio, é esse mesmo Presidenta, tornar o sistema SUS em um sistema de alta qualidade.
Até porque, é um direito e ninguém deve pagar por isso.
Promessa feita é promessa cumprida!
Vou deixar o link com a notícia:
Outro que vem cumprindo com suas promessas é o ex-Presidente Lula.
Prometeu que não iria deixar da política...
E de levar sua experiência à América Latina e à África...
"Luiz Inácio "Superstar"... hehe.
Confira ai o discurso que ele fez na comeração dos 40 anos da Frente Ampla lá no Uruguai...
Clica aí no link, do sítio "Conversa Afiada".
É de se emocionar!

sábado, 26 de março de 2011

Sábado é dia de dica de filme...

Ainda mais se for com chuva!
E aí, nada como uma boa comédia...
Mesmo que, romântica...
Filmes do famoso gênero "água com açúcar".
Hehe!
Vou deixar dica de três filmes.
Uma comédia e dois "água com açúcar"...
...
A comédia, comédia mesmo, é "Um parto de viagem".
O filme é bom, dá pra dar muitas risadas com o enredo muito engraçado do filme...
Ah! Tem um monte de besteirol também, mas dá pra aproveitar...
Vale pelo elenco, que é muito bom!
Já os "água com açúcar" são:
"Juntos pelo acaso" e... "Amor à distância".
Apesar de serem do "gênero mencionado acima", são dois bons filmes.
Também com elenco muito bom.
O primeiro é sobre a história de pessoas com amigos em comum e que, após o falecimento desses amigos, ficam com a guarda de sua filhinha.
Filme que te faz perguntar: "- O que eu faria?'...
O segundo, o próprio nome já diz, é sobre amor à distância!
E mostra, que o tema principal do filme não é só coisa de adolescente...
São dois bons filmes mesmo.
E o melhor, tem uma história, um enredo que te faz "vidrar" no filme.
Ao contrário das maiorias das comédias feitas hoje em dia...
Buenas!
Tá feita a dica...

Poder do Povo!

"É preciso fazer alguma coisa..."

Essa fala é da minha amiga Adriana Bolzan.
E que remete ao conceito de Democracia...
Conceito, que foi utilizado pela própria Adriana, para fazer essa fala.
E, já que o assunto é esse...
Vou reproduzir um post do sítio "Carta Maior", que traz um belíssimo exemplo do conceito de Democracia...


Islândia, um país que pune os banqueiros responsáveis pela crise

A grande maioria da população ocidental sonha desde 2008 em dizer "não" aos bancos, mas ninguém se atreveu a fazê-lo. Ninguém, excepto os islandeses, que levaram a cabo uma revolução pacífica que conseguiu não só para derrubar um governo e elaborar uma nova Constituição, mas também enviar para a cadeia os responsáveis pela derrocada econômica do país. Crise financeira e econômica provocou uma reação pública sem precedentes, que mudou o rumo do país. O artigo é de Alejandra Abad.

"Na semana passada, nove pessoas foram presas em Londres e em Reykjavik (capital da Islândia) pela sua responsabilidade no colapso financeiro da Islândia em 2008, uma profunda crise que levou a uma reação pública sem precedentes, que mudou o rumo do país.

Foi a revolução sem armas da Islândia, país que hospeda a democracia mais antiga do mundo (desde 930), e cujos cidadãos conseguiram mudar com base em manifestações e panelas. E porque é que o resto dos países ocidentais nem sequer ouviram falar disto?

A pressão da cidadania islandesa conseguiu não só derrubar um governo, mas também a elaboração de uma nova Constituição (em andamento) e colocar na cadeia os banqueiros responsáveis pela crise no país. Como se costuma dizer, se você pedir educadamente as coisas é muito mais fácil obtê-las.

Este processo revolucionário silencioso tem as suas origens em 2008, quando o governo islandês decidiu nacionalizar os três maiores bancos - Kaupthing, Landsbanki e Glitnir - cujos clientes eram principalmente britânicos, americanos e norte-americanos.

Depois da entrada do estado no capital a moeda oficial (coroa) caiu e a Bolsa suspendeu a sua atividade após uma queda de 76%. A Islândia foi à falência e para salvar a situação o Fundo Monetário Internacional (FMI) injectou 2.1 bilhões de dólares e os países nórdicos ajudaram com mais de 2.5 bilhões de euros.

As grandes pequenas vitórias das pessoas comuns
Enquanto os bancos e as autoridades locais e estrangeiras procuravam desesperadamente soluções econômicas, o povo islandês tomou as ruas, e com as suas persistentes manifestações diárias em frente ao parlamento em Reykjavik provocou a renúncia do primeiro-ministro conservador Geir H. Haarde e do governo em bloco.

Os cidadãos exigiram, além disso, a convocação de eleições antecipadas, e conseguiram. Em abril, foi eleito por um governo de coligação formada pela Aliança Social Democrata e Movimento Esquerda Verde, chefiado por uma nova primeira-ministra, Johanna Sigurdardottir.

Ao longo de 2009, a economia islandesa continuou em situação precária (fechou o ano com uma queda de 7% do PIB), mas, apesar disso, o Parlamento propôs pagar a dívida de 3.5 bilhões euros à Grã-Bretanha e Holanda, um montante a ser pago mensalmente pe as famílias islandesa durante 15 anos com juros de 5,5%.

A mudança trouxe a ira de volta dos islandeses, que voltaram para as ruas exigindo que, pelo menos, a decisão fosse submetida a referendo. Outra nova pequena grande vitória dos protestos de rua: em março de 2010 a votação foi realizada e o resultado foi que uma esmagadora de 93% da população se recusou a pagar a dívida, pelo menos nessas condições.

Isso levou os credores a repensar o negócio, oferecendo juros de 3% e pagamento a 37 anos. Mesmo se fosse suficiente, o atual presidente, ao ver que o Parlamento aprovou o acordo por uma margem estreita, decidiu no mês passado não o aprovar e chamar de volta os islandeses para votar num referendo, para que sejam eles a ter a última palavra.

Os banqueiros estão fugindo atemorizados
Voltando à situação tensa de 2010, enquanto os islandeses se recusaram a pagar uma dívida contraída pelos os tubarões financeiros sem os questionar, o governo de coligação lançou uma investigação para resolver juridicamente as responsabilidades legais da fatal crise econômica e já havia detido vários banqueiros e executivos de cúpula intimamente ligados às operações de risco.

Entretanto, a Interpol, tinha emitido um mandado internacional de captura contra o presidente do Parlamento, Sigurdur Einarsson. Esta situação levou os banqueiros e executivos, assustados, a deixar o país em massa.

Neste contexto de crise, elegeu-se uma Assembleia para elaborar uma nova Constituição que reflita as lições aprendidas e para substituir a atual, inspirada na Constituição dinamarquesa.

Para fazer isso, em vez de chamar especialistas e políticos, a Islândia decidiu apelar directamente ao povo, soberano, ao fim e ao cabo, das leis. Mais de 500 islandeses apresentaram-se como candidatos a participar neste exercício de democracia direta de redigir uma Constituição, dos quais foram eleitos 25 cidadãos sem filiação partidária, que incluem advogados, estudantes, jornalistas, agricultores, representantes sindicais.

Entre outros desenvolvimentos, esta Constituição é chamada a proteger, como nenhuma outra, a liberdade de informação e expressão, com a chamada Iniciativa Islandesa Moderna para os Meios de Comunicação, um projeto de lei que visa tornar o país um porto seguro para o jornalismo de investigação e liberdade de informação, onde se protejam as fontes, jornalistas e os provedores de internet que alojem órgãos de informação

Serão as pessoas, por uma vez, para decidirão sobre o futuro do país, enquanto os banqueiros e os políticos assistem (alguns da prisão) à transformação de uma nação, mas do lado de fora".
Em tempo: A Islândia é a primeira colocada no ranking sobre Educação da ONU...
Em tempo de novo: Na Islândia, 95% da Rede de Educação é Pública e como se vê, de qualidade!!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Não "inflói" e nem "contribói"...

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/03/o-que-dilma-ganhou-com-visita-de-obama.html

Pra entender...
Basta um clique!
...
E chega desse assunto.

Sobre quais condições?

"MEC não vê contradição em fim da reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental".

A autoria dessa fala é óbvia.
Iniciativa muito interessante do MEC.
Eu sou totalmente contra à reprovação.
Pelo simples fato de que ao reprovar-se um aluno, contribui-se a um processo de exclusão.
Da qual, nosso mundo está cheio.
Acredito e defendo, que todo mundo tem seu tempo de aprendizagem.
E para que todos tenham seus diferentes tempos de aprendizagens, é preciso garantir algumas condições.
Por isso, pergunto ao MEC:
- Acabar com a reprovação, sobre quais condições?
Será que a Escola atual está preparada para isso?
Será que os Professores estão preparados para isso?
Duas condições são fundamentais para tal iniciativa.
Condições de trabalho e formação profissional.
Condição de trabalho é o que se menos tem...
Salas de aulas entupidas de gente.
Pouco material didático.
Formação continuada inexistente.
Desvalorização salarial.
Falo isso pela realidade na qual estou inserido...
Chapecó!
Mas, acredito que não seja muito diferente em todo o País.
Assim como acredito, que essa realidade seja melhor em alguns lugares de nosso próprio País.
E isso, não por falta de investimento do MEC.
Que é bastante, mas pode ser bem maior.
Mas, por fiscalização.
Exigir que as outras esferas de governo garantam máxima condição de trabalho e aprendizagem a Professores e Alunos.
Assim como, melhorar a formação profissional dos futuros Professores.
Transformando à proposta pedagógica das Universidades.
É necessário que sejam garantidas condições para que o projeto seja "aprovado".
Pois, senão, será mais do mesmo.
E aí, vale a pena citar a fala de uma Professora, colega minha:
"-Ainda seremos processados pela não alfabetização de nossos alunos".
Ainda mais com as "condições" que se tem!
...
Vou deixar um link da "Revista Brasil Atual", que traz uma matéria sobre essa proposta do Ministério da Educação:


Buenas!

terça-feira, 22 de março de 2011

Mal começou e já virou chacota...

É de rir...
Essa direita muda de nome...
Mas não perde à "graça"...
Olha só, o que eu achei no "Blog da Maria Frô"...
Algumas "sugestões" para o nome do PSD, partido recém fundado por Gilberto Kassab, atual prefeito de São Paulo.
Buenas!!!
Ah! é bom lembrar que vem aí o PV do B, partido que pode ser o futuro da Oportunista, digo, Marina Silva...
RT @Masselli2: PSD= Partido Sósia do DEM #KassabMissionNames

PSD = Posso Sair Disfarçado #KassabMissionNames
@Ro_anna
Rosangela

Kkkkkkkkkkkk essa foi a melhor!!!!!! Kkkkkkkkk RT @eduloureiro: PSD = Pegamos Seu Deputado #KassabMissionNames
@rafaelaornellas
Rafaela Ornellas

#KassabMissionNames #PSD Partido Social-Debochador
@Nilson_de_Vix
NilsondeVix

@cynaramenezes PSD= Políticos Serristas do DEM #KassabMissionNames
@AlZahar
André Zahar

PSD - Professores Sem Dissídio #KassabMissionNames
@LeilaRigatos
Leila Rigatos

PSD - Pinóquios Senis Deslumbrados #KassabMissionNames
@M_Caleiro
Mauricio Caleiro

@maria_fro PSD - Parlamentar Sem Direção #KassabMissionNames
@CALANGOBIT
Dirceu Barquette

Pê-esse-dê, Partido Safado Demais: "ninguém nos pega, se pegá nois nega".
@realjosedeabreu
José de Abreu

RT @maria_fro RT @rensofer PSD = Podemos Surrupiar Demais : @maria_fro #KassabMissionNames
@giordanobr
Giordano Pedro

Partido Sem "ducação" #KassabMissionNames
@silvioselva
silvio selva

PSD = Pago Sua Desfiliação! #KassabMissionNames
@JesusBaccaro
Jesus Baccaro

#KassabMissionNames PSD: Porra, Serra! Dançou.
@LCMarinho
Marinho (neoCrumb)


#PSD = Pior, Só o Demo #KassabMissionNames
@adelaidemoura
Adelaide Moura

@M_Caleiro PSD Partido Sob Dilúvio #KassabMissionNames
@sergioricardo64
Sergio Ricardo

RT @eduloureiro: @maria_fro Pagando Somos Dilma #KassabMissionNames
@primengue
Priscila Mengue

@maria_fro PSD = Partido da Suprema Delinquência #KassabMissionNames
@adelaidemoura
Adelaide Moura

@maria_fro Cheguei agora do trampo. Pode acrescentar minhas definições no post? PSD = Para Só Disfarçar, ou Porra, Só Disfarce.
@GersonCarneiro
Gerson Carneiro